Publicado por Kleber Pinto
Que tipo de conteúdo é mais viral na internet? Resposta: aquele que surpreende o usuário. Um recente estudo com base em 7.500 artigos do The New York Times aponta que provocar alegria, raiva, tristeza e até enjoo no internauta reflete num maior compartilhamento nas redes sociais e plataformas digitais.
Pesquisadores da universidade americana Wharton Business School avaliaram artigos do jornal neste ano e concluíram que há uma forte relação entre viralização e emoção, principalmente quando esses sentimentos envolvem medo, alegria, tristeza, raiva e nojo.
Certamente você não quer atrelar raiva ou nojo à sua marca, então sugiro descartar esses dois itens. Mas vale apostar nos demais.
Durante três meses, os pesquisadores avaliaram a reação dos internautas frente a conteúdos positivos e negativos. Como esperado, os posts com mensagens positivas fizeram mais sucesso. No entanto, as provocações que levaram os usuários a sentir raiva também obtiveram um grau de compartilhamento alto.
Conclusão: reveja o conteúdo que está publicando por aí e, sempre, avalie os mais compartilhados. Eles servirão de guia para sua estratégia.
#ficadica
Sobre Kleber Pinto
Jornalista formado pela PUC-SP, com Master em Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra (Espanha) e especialização em Comunicação Empresarial e Marketing Digital pela ESPM-SP. É especialista em comunicação, web e redes sociais. E quer desbravar o mundo.
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