Quer mais compartilhamento dos seus posts? Então provoque o internauta!

provocar_midiariaQue tipo de conteúdo é mais viral na internet? Resposta: aquele que surpreende o usuário. Um recente estudo com base em 7.500 artigos do The New York Times aponta que provocar alegria, raiva, tristeza e até enjoo no internauta reflete num maior compartilhamento nas redes sociais e plataformas digitais.

Pesquisadores da universidade americana Wharton Business School avaliaram artigos do jornal neste ano e concluíram que há uma forte relação entre viralização e emoção, principalmente quando esses sentimentos envolvem medo, alegria, tristeza, raiva e nojo.

Certamente você não quer atrelar raiva ou nojo à sua marca, então sugiro descartar esses dois itens. Mas vale apostar nos demais.

Durante três meses, os pesquisadores avaliaram a reação dos internautas frente a conteúdos positivos e negativos. Como esperado, os posts com mensagens positivas fizeram mais sucesso. No entanto, as provocações que levaram os usuários a sentir raiva também obtiveram um grau de compartilhamento alto.

Conclusão: reveja o conteúdo que está publicando por aí e, sempre, avalie os mais compartilhados. Eles servirão de guia para sua estratégia.

#ficadica

Sobre Kleber Pinto

Jornalista formado pela PUC-SP, com Master em Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra (Espanha) e especialização em Comunicação Empresarial e Marketing Digital pela ESPM-SP. É especialista em comunicação, web e redes sociais. E quer desbravar o mundo.

Publicado em 10/12/2012, em comunicação e mídias sociais, planejamento estratégico de marketing e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário