#dasbancas: a união faz a força! Redes de franquias apostam em co-branding

gestão e negóciosNossa indicação dessa semana é a reportagem “De portas abertas para sinergia” da Revista Gestão e Negócios da editora Escala que sinaliza uma grande tendência das redes de franquias na aposta do co-branding. Ele leva para o cliente duas ou mais bandeiras em um único espaço, além de variedade para o público. O co-branding permite redução de gastos e, na maioria das vezes, administração centralizada.

A disponibilização de mais de uma opção de marca em um único local é vista por especialistas em franchising como uma tendência que deve crescer ainda mais nos próximos anos. Segundo a sócia da Fanchise Store, em entrevista para a revista, as cidades do interior podem ser boas apostas, uma vez que determinados mercados não poderiam ter marca sozinha.

Do ponto de vista dos investidores, ganha-se mais opções de investimentos. Já do ponto de vista de marca, ganha-se a possibilidade de atuar novos mercados. E do ponto de vista do consumidor, ganha-se mais opções de compra em um mesmo segmento. Ou seja, todos ganham, as marcas podem realizar sinergia e não ser conflitantes entre elas. Um exemplo é o caso do Spoleto + Domino’s, do segmento de alimentação, que já possuem 10 lojas em funcionamento na rede co-branding.

Por se tratar de algo novo, não existe uma norma específica para o modelo co-branding. As regras a serem seguidas são as mesmas da franquia, ou seja, a Lei número 8955/94. A orientação antes da assinatura do contrato nesse formato é que você se certifique com o  franqueador se é capaz de franquear as marcas nesse modelo. Lembrando sempre que o co-branding não é um somatório de modelos independentes, mas um modelo diferente de negócio, em que as marcas envolvidas devem ter sinergias.

Na sua opinião, como você avalia a dificuldade de se fazer a gestão de duas marcas totalmente distintas em um único local?

Veja outras dicas da seção #dasbancas

Sobre midiaria.com

A midiaria.com é formada por especialistas em constante pesquisa por tendências em web, marketing, comunicação e presença de marca de produtos e serviços. Sua missão é customizar soluções com foco em resultados.

Publicado em 02/12/2012, em planejamento estratégico de marketing e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Penso que essa disponibilização de 2 marcas num mesmo local será sucesso de se relacionarem entre sim, ramos diferentes é complicado.

  2. Parabéns, o site tem ótimas informações e claras, ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia, abraços.
    Julia Rosalino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: